Kariri Oeste

NOVA ESPÉCIE DE CAMARÃO FÓSSIL É DESCOBERTO NO CARIRI

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA) apresentaram, na última quinta-feira (27), no auditório do Geopark Araripe, em Crato, no Ceará, uma nova espécie de camarão fóssil, encontrada na Bacia do Araripe, no município de Trindade (PE). Batizado de Prioryncha feitosai, em homenagem ao padre Neri Feitosa, que contribuiu com a paleontologia da Região, o novo gênero pode indicar a incidência de águas marinhas no interior do Nordeste.

A espécie faz parte da família Solenoceridae, que possui nove gêneros atuais e apenas dois gêneros fósseis. No entanto, ao contrário de outras espécies do grupo, a Prioryncha feitosai apresenta um sulco cervical, uma depressão bem profunda em sua carapaça. O nome dado à espécie veio da junção das palavras “prio” e “ryncha”, que significam “rosto” e “serreado”, que fazem alusão a outra característica peculiar encontrada no novo gênero: uma série de espinhos rostrais, dispostos na região dorsal, que difere de outras espécies descritas da mesma família.

Já o “feitosai”, homenageia o padre Neri Feitosa, que foi um dos pioneiros na pesquisa paleontológica na Região do Cariri, no Sul do Ceará, na década de 1960 e 1970, iniciando um trabalho distrito de Jamacaru, em Missão Velha.

O material foi coletado em 2016, mas a sua descrição só foi aceita há pouco mais de 15 dias. De Trindade (PE), seguiu para o Laboratório de Paleontologia da URCA, onde passou por um processo de triagem e preparação até iniciar sua identificação.

Uma das responsáveis pelo trabalho foi a estudante Damares Ribeiro, que faz parte do programa de Bioprospecção Molecular da URCA e publicou um trabalho sobre a nova espécie. “A gente fez toda revisão bibliográfica, descrição das características, que vão reforçar ser um novo gênero, uma nova espécie. É um processo longo”, explica.

Os camarões solenocerídeos são estritamente encontrados nos oceanos e, por isso, reforçam os indícios de que a Região Cariri teve incidência marinha no período Cretáceo, há 110 milhões de anos. “São espécies de mar aberto, não costeiro, marinho de profundidade”, ressalta o professor da URCA, Allyson Pontes, que faz parte do Laboratório de Crustáceos do Semiárido.

Ainda no município de Trindade (PE) foi coletada uma outra espécie, Sumé marcose, descrita por pesquisadores locais e apresentada em maio deste ano, que pertence a família Luciferidae. “Houve uma influência marinha por aqui, nem que seja eventual, alguma coisa catastrófica, como tsunamis”, completa o pesquisador.

O fóssil do camarão será depositado no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, no Ceará, onde ficará exposto para que cientistas e o público em geral possa conhecer. O museu está sendo reformulado, chegando novas peças, novas réplicas, em tamanho natural, como de fósseis de pterossauros

Fonte:G1

9 comentários em “NOVA ESPÉCIE DE CAMARÃO FÓSSIL É DESCOBERTO NO CARIRI”

  1. Can I simply just say what a comfort to find someone who actually
    knows what they are discussing online. You actually realize how to
    bring a problem to light and make it important.
    A lot more people should look at this and understand this side of your
    story. I can’t believe you are not more popular since you surely
    possess the gift.

  2. Hello there, I discovered your site by the use of
    Google while searching for a similar topic,
    your web site got here up, it seems to be good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hi there, just became aware of your weblog thru Google, and found that it’s really informative.

    I’m gonna be careful for brussels. I’ll appreciate in the event you continue this in future.
    Lots of folks shall be benefited out of your writing. Cheers!

  3. You really make it seem so easy with your presentation but
    I find this matter to be actually something that I think
    I would never understand. It seems too complex and
    very broad for me. I am looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of
    it!

  4. This is very interesting, You’re a very skilled blogger.

    I have joined your rss feed and look ahead to searching for more of your
    fantastic post. Also, I’ve shared your site in my social networks

  5. I was wondering if you ever considered changing the structure of your blog?

    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so
    people could connect with it better. Youve got an awful lot of text
    for only having one or two images. Maybe you could space it
    out better?

  6. hey there and thank you for your info – I have definitely picked up something new from right here. I did however expertise some technical points using this site, since I experienced to reload the website lots of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will sometimes affect your placement in google and could damage your high-quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my e-mail and can look out for much more of your respective intriguing content. Ensure that you update this again soon.|

Deixe um comentário

Rolar para cima