Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou que o novo decreto permite o avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, mantendo o isolamento social rígido no fim de semana.
O governador informou que a decisão foi tomada durante reunião virtual, com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará. O novo decreto passa a valer a partir de hoje.
O chefe do Executivo destacou que o avanço foi decidido com base em dados técnicos que mostram uma tendência de queda na transmissão, internações e mortes causadas pela Covid-19.
Com o novo decreto, as escolas poderão avançar na retomada do ensino presencial até o 9° ano do ensino fundamental, com limite de 40% da capacidade. O ensino remoto continua opcional aos pais que preferem essa modalidade de ensino para os filhos.
As barracas de praia também poderão voltar a funcionar a partir de segunda-feira, seguindo os mesmos critérios definidos no decreto anterior para restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar, também com limite de 40% da capacidade e restrição de horário.
O decreto também vai permitir o retorno das atividades nas academias de ginástica, com restrição de horário e limite de 25% da capacidade. Também será autorizada a ampliação da capacidade e horário de funcionamento para igrejas e templos religiosos.
Camilo Santana lembrou que ainda é momento de manter os cuidados e as medidas de distanciamento social, que se mostraram eficazes no combate à pandemia e na redução dos casos e óbitos.