A cerimônia teve início com a leitura da carta de renúncia do governador Camilo Santana, publicada na edição da última sexta-feira (01/04) do Diário Oficial do Estado (DOE). Depois do momento, os deputados estaduais recepcionaram Izolda Cela para o ato de posse.
O presidente Evandro Leitão destacou, na abertura, que Izolda faz história ao ser a primeira governadora efetiva do Ceará. “O Estado está em ótimas mãos. Temos reforçado muito a importância de dar voz e protagonismo feminino na política, um público que tem conquistas muito recentes mas significativas. Para mim, é uma honra dar posse, como presidente deste Parlamento, a uma pessoa de tantas qualidades e formação impecável”.
“Assim como Izolda Cela faz história, Camilo Santana trilhou o caminho para ser um dos maiores governadores da história do Ceará. Pessoas comprometidas com o bem público e com o bem estar do nosso povo. Seguimos juntos firmes na missão de continuar trabalhando pelo melhor para nossos irmãos e irmãs cearenses. Boa sorte a ambos em seus novos desafios”, disse o chefe do Parlamento.
Representatividade e desafios
Em seu discurso de posse, Izolda Cela afirmou estar honrada de ser a primeira mulher a ocupar o lugar de chefe do Executivo Estadual no Ceará. “Sou a primeira mulher a ocupar este honroso lugar de chefe do Executivo Estadual. Por óbvio, isso fala por si sobre o desafio histórico da trajetória da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança, especialmente na política. Não tenho dúvidas que eu me sinto extremamente convocada para, junto de todas e todos, vencer os desafios”.
Izolda agradeceu a Camilo Santana pela parceria e por ser “uma liderança exemplar” para todos e todas que fazem a gestão pública no Ceará. Também ressaltou o papel do Legislativo na aprovação de políticas sociais e garantiu que dará continuidade à relação de parceria com os parlamentares na busca por melhorias para o povo.
“Quero afirmar ao povo cearense que recebo esta missão com alto sentido de responsabilidade, com entusiasmo e motivação para trabalhar. Trabalhar firmemente para continuarmos avançando nesta boa luta por um Ceará cada vez mais desenvolvido. Um desenvolvimento com inclusão social e respeito às pessoas, sinceridade e abertura para as críticas e contribuições voltadas para melhorar o povo do Ceará”, discursou a governadora.
Após a sessão, os parlamentares acompanham a solenidade de transmissão do cargo de governador de Camilo Santana para Izolda Cela, no Palácio da Abolição.