Kariri Oeste

Governo prorroga por 15 dias venda exclusiva de carro com desconto para pessoas físicas

O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio de Serviços) prorrogou por 15 dias a exclusividade para pessoas físicas na compra de carro zero com desconto.

Uma portaria assinada na tarde desta terça-feira (20) pelo ministro e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, deverá ser publicada ainda hoje em uma edição extra do Diário Oficial da União (D.O.U.).

Para as demais modalidades do programa — compra de ônibus e caminhões —, as operações com pessoas jurídicas estão liberadas a partir desta quarta-feira (21).

Veja aqui a relação de todos os modelos e veículos incluídos

Até o momento, o governo autorizou o uso de R$ 320 milhões em créditos tributários para a venda de carros com desconto — o equivalente a 64% do volume de recursos postos à disposição nessa modalidade. Novos pedidos chegaram ao MDIC, mas ainda estão em análise.

As vendas de carros com desconto tinham a previsão de, nos primeiros 15 dias, ser só para os consumidores. O que acabou sendo prorrogado, por causa do movimento intenso de pessoas interessadas nas duas semanas do programa, que entrou em vigor no dia 5 de junho. Segundo as concessionárias, caso as empresas fossem autorizadas agora, o estoque de carros acabaria mais rápido.

Para o presidente em exercício e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, os resultados até agora confirmam o acerto da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O programa apoia a indústria automobilística ao mesmo tempo em que facilita o acesso ao carro novo e alimenta o comércio de carros usados”, afirmou

Rolar para cima