Kariri Oeste

Governo do Ceará antecipa pagamento da segunda parcela do 13º salário para 180 mil servidores

Durante sua conversa semanal com o povo cearense por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (29), o governador Elmano de Freitas anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário para 180 mil servidores estaduais, entre ativos, inativos e pensionistas. O valor será depositado no dia 15 de dezembro. Com o montante, além dos salários das folhas de novembro e dezembro a serem depositadas no início e no fim de dezembro, respectivamente, cerca de R$ 2,5 bilhões devem ser injetados na economia estadual no próximo mês.

“Gostaria de agradecer a todos os servidores pelo serviço prestado para o povo cearense, algo muito importante. Espero que com essa antecipação todos possam se organizar e planejar melhor para os festejos de natal e ano novo que se aproximam”, declarou o governador Elmano de Freitas.

Elmano de Freitas também anunciou o pagamento para os servidores estaduais do retroativo do reajuste de 3% correspondente ao período de janeiro a maio de 2023. “Nós estamos garantindo esse pagamento para os servidores dentro do que foi estipulado. O que significa um investimento superior a R$ 96 milhões, algo absolutamente justo para os nossos servidores e servidoras e que é previsto em lei”, disse.

Durante a live, Elmano também assinou mensagem ao Legislativo com projeto de lei para instituir um Refis referente a dívidas com taxas do Detran, multas da Arce e tributos pendentes com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE): Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).

Interação

Rosângela Abreu, natural do município de Caucaia, perguntou ao governador sobre como poderia receber um apoio financeiro para seu pequeno negócio através do Ceará Credi. “Acredito que sua pequena venda de artesanato pode ser devidamente apoiada pela iniciativa. Você pode encontrar todas as informações no www.cearacredi.ce.gov.br, com as devidas condições e tudo o que é necessário para que você possa receber esse aporte”, explicou.

Paulo Gustavo, de Fortaleza, questionou o chefe do Executivo Estadual sobre sua agenda internacional com o presidente Lula, a ser iniciada na próxima sexta-feira (1º). “Estaremos na Conferência de Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar de um debate importante para o mundo sobre o que acontece com o clima em nosso planeta. Além disso, lá também estarão presentes diversos empresários voltados para a área das energias renováveis, como o hidrogênio verde. Poderemos conversar diretamente com esse grupo pensando em aproveitar cada vez mais o potencial do Ceará nesta área, visando a geração de emprego e renda para os cearenses”, finalizou.

Rolar para cima