Kariri Oeste

Monumento da beata Menina Benigna, com 26 metros de altura, começa a ser montado em Santana do Cariri

Inhumas, distrito de Santana do Cariri e local onde Benigna Cardoso da Silva – a beata Menina Benigna – nasceu, vai contar com uma ampla área requalificada e adequada para receber as tradicionais peregrinações e romarias em homenagem à mártir católica. A construção do complexo religioso encontra-se com mais de 90% de apronto e o monumento que retrata a imagem da beata começou a ser erguido no último dia 15.

 

A estrutura tem aproximadamente 26 metros de altura. As peças que compõem o monumento foram esculpidas ao longo dos últimos meses por uma equipe de artesãos no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e transportadas ainda no fim do ano a Santana do Cariri.

Ao todo, são cerca de R$ 15 milhões investidos no equipamento que fica sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP). A entrega do equipamento está prevista para este semestre.

Segundo o gerente do 10º Distrito Operacional da SOP, José Muniz, 90% da obra já está concluída.

Além da montagem do monumento, para a conclusão da obra restam alguns serviços hidráulicos e de paisagismo.

O espaço, que possui uma capela e um memorial para a beata, também está ganhando novas estruturas implantadas em um terreno de 48 mil m². São elas: um templo para missas campais, uma trilha pavimentada de cerca de 600 metros conhecida como Caminhos do Martírio, ampla área de estacionamento para motos, carros e ônibus, passeios em piso intertravado, esplanada central, rampas de acesso, vias laterais e jardins arborizados.

Segundo o gerente José Muniz, a estátua da Menina Benigna vai incrementar o turismo religioso na Região do Cariri.

Rolar para cima