Kariri Oeste

MAIS DE 200 MIL FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS COM O PRIMEIRO LOTE DO VALE GÁS SOCIAL DE 2024

O Governo do Ceará iniciou, nesta quinta-feira (11), a entrega dos tíquetes do Vale Gás Social para as 184 prefeituras cearenses. Esse é o primeiro lote de 2024, com investimento de R$ 19,7 milhões. A entrega foi realizada na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS), em Fortaleza, com as presenças da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, além de outras autoridades.

Ao todo, serão realizadas três entregas ao longo do ano, com o objetivo de beneficiar 208.474 famílias em situação de extrema vulnerabilidade social que são assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará; famílias inscritas no CadÚnico e beneficiadas com o Programa Bolsa Família; e jovens do programa Virando o Jogo – Superação.

Também terão direito ao Vale Gás Social 324 cozinhas sociais localizadas em bairros de alta vulnerabilidade social e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição, abrangendo os municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

O investimento anual na iniciativa é de aproximadamente R$58,3 milhões. Representando o governador Elmano de Freitas, a primeira-dama Lia de Freitas reforçou o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cearenses. “É fundamental termos como base a política pública de segurança alimentar para população cearense, para a capacitação, permanência na escola, inserção no mercado de trabalho. O Estado tem priorizado a alimentação com o Programa Ceará Sem Fome, mas também essa ação muito especial, que é o Vale Gás Social”, garantiu.

A secretária Onélia Santana destacou o cuidado e acompanhamento com as famílias atendidas. “Proporcionalmente, o Ceará é o Estado com maior volume de transferência de renda para a população. Isso significa sensibilidade e coragem de investir nas famílias que mais precisam. Também é investir na economia, porque potencializa a economia local. É a política do cuidado, do acompanhar essas famílias, com estratégias, estudos. Para isso, está conosco o Ipece [Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará], além da parceria com os municípios”, pontuou a titular da SPS.

Entrega nas cidades

Após receber os tíquetes, os gestores municipais realizam a entrega para os beneficiários dos municípios. Meiriane Santos, secretária da Proteção Social e Cidadania de Itarema, no Litoral Norte, falou que a parceria com o Estado permite realizar o trabalho na ponta.

“As famílias são atendidas com base em critério, são baseadas em perfil, são todas de baixa renda e moram em localidades bem vulneráveis. Estamos recebendo 3.096, então assim, vai contemplar bem mais pessoas. Todo mundo já aguardando, querendo saber qual seria o dia da nossa entrega. A gente já vai começar segunda-feira (15) até para poder agilizar para as famílias”, disse.

Ainda sobre parceria, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, afirmou: “Esses tíquetes fazem muita diferença no dia a dia das famílias. A gente agradece ao Governo do Estado pela ampliação da Assistência Social”.

Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), destacou: “O Ceará está na vanguarda não só da Educação, mas também da Assistência Social. É de se orgulhar com um investimento que cuida bem das pessoas”.

Saiba mais

O programa Vale Gás Social, criado em 2020, surgiu como uma medida para minimizar os impactos sociais da pandemia do coronavírus. A medida tornou-se política pública permanente, sancionada pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021, possibilitando a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, três vezes por ano. Desde 2020, foram quase dois milhões de tíquetes já distribuídos, sendo três entregas anuais.

Fonte sobraldeprima

Rolar para cima