Kariri Oeste

No Crato, Governo do Ceará entrega 23º Centro Cearense de Idiomas

O CCI do Crato está ofertando 400 vagas direcionadas a estudantes da escola pública estadual e professores

“Tenho certeza que esse CCI vai mudar as estatísticas do Crato, aumentar as oportunidades para os jovens”. Foi assim, feliz pela chegada do novo equipamento, que Francisco Erick, estudante do 1º ano da rede pública estadual, destacou o impacto que o novo CCI terá na juventude cratense. “Esse CCI está me dando a oportunidade de aprender uma nova língua, porque assim como meus amigos não tenho condições financeiras para pagar um curso particular. Esse Centro Cearense de Idiomas veio para atender a nós, a população que mais precisa”, completou o estudante, que está cursando Inglês na unidade.

Seguindo fortemente com o compromisso de investir na educação, em todos os segmentos, o Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (25), o Centro Cearense de Idiomas (CCI) do município de Crato. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil e outras autoridades.

O novo CCI contou com investimento de R$ 329.442,39, oriundos do Tesouro Estadual, e está ofertando 400 vagas para os cursos de Inglês e Espanhol. O governador Elmano enfatizou a importância desse momento, especialmente para a juventude: “Eu fico muito feliz em poder inaugurar um equipamento onde os nossos alunos e professores vão poder aprender outro idioma. Isso significa qualificação e conhecimento e isso é algo que quando um jovem conquista, nunca mais ele vai perder, nunca mais ninguém tira, é uma conquista para o resto da vida que vai abrir muitas possibilidades para esse jovem”.

No CCI de Crato, são 12 turmas de Inglês e Espanhol ofertadas de segunda a quinta-feira, das 7 às 21 horas, e na sexta-feira, das 7 às 17 horas. Os cursos tem três anos de duração, distribuídos em seis semestres de aulas, e são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto.

A secretária de Educação, Eliana Estrela, presente na solenidade, pontuou a importância dos jovens usufruírem o máximo do equipamento. “Estou muito honrada de ter mais esse equipamento para entregar, mostra que o Governo do Ceará tem investido cada vez mais na educação”, comentou a secretária. “Aqui, no CCI, o que nós temos é oportunidade para cada vez mais o povo do Crato tenha acesso a conhecimento. Então, espero que nossos jovens conheçam esse local e venham a usufruir dessas oportunidades”.

A matrícula para os Centros é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Cada escola tem um número disponível de vagas para a unidade que está situada na regional (Fortaleza) ou no município sede (Interior). Também há vagas em cada CCI para os docentes. Nesse caso, os cursos caracterizam-se como formação continuada.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, agradeceu a parceria com o Estado, que tornou possível a entrega do equipamento a população. “É sempre uma alegria poder entregar equipamentos dessa parceria com o Estado, principalmente quando é da área da Educação. Esse CCI era um sonho do povo do Crato, um sonho dos nossos jovens e graças a essa parceria, esse sonho está se realizando. Eu tenho certeza que o impacto será gigante, e que fará toda a diferença na trajetória dos nossos estudantes”, concluiu o prefeito.

Com a unidade de Crato, a juventude cearense tem 23 CCI, distribuídos nos municípios de Fortaleza (Shopping Benfica, Shopping Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu e Conjunto Ceará), Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Aracati, Baturité, Camocim, Cascavel, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas, Crateús, Paracuru, Tianguá e Crato.

 

 

 

 

Fonte GovCE

Rolar para cima