Um total de 97,1% das crianças cearenses matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental concluíram o ano letivo em 2023 alfabetizadas. Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) aplicado no ano passado. A análise dos resultados aponta que o Ceará segue consolidando o processo de alfabetização no Ceará. As informações foram apresentadas, nesta segunda-feira (27), pela secretária da Educação, Eliana Estrela, e pela secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace.
O Spaece avaliou 100% dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, reunindo mais de 285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas. Os números demonstram que o Regime de Colaboração entre estado e municípios permanece forte, com foco no desenvolvimento da educação de qualidade para toda a sociedade cearense.
Em 2023, os 184 municípios estavam com seus estudantes no ciclo de alfabetização situados no padrão desejável, o mais alto da escala para essa etapa de ensino. Esse dado mostra crescimento em relação ao ano anterior, quando 177 municípios estavam situados no mesmo padrão de desempenho.
No 5º ano do Ensino Fundamental, o padrão adequado foi alcançado, em Língua Portuguesa, por 145 municípios. Em Matemática, 110 municípios atingiram este padrão. Não há mais municípios nos padrões crítico e muito crítico. Em 2008, nenhum município cearense apresentou média no nível adequado nestas duas disciplinas.
No 9º ano, 26 municípios alcançaram o nível adequado em Língua Portuguesa e 22 em Matemática na edição do Spaece 2023. Em 2008, nenhum município havia atingido esse padrão nas duas disciplinas.