A discussão e votação do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que é contra a admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral, Moreira Franco, vão dominar os debates desta semana na Câmara dos Deputados. A votação do parecer, que foi aprovado na Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) por 39 votos a 26, com uma abstenção, está prevista para quarta-feira (25), e a sessão começa às 9h.
Na denúncia apresentada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, em setembro, o presidente da República é acusado de ser um dos líderes de uma organização criminosa que atuava na Câmara. Os dois ministros são apontados como integrantes do grupo.
Embora o governo precise de 172 votos, ou seja, o voto de um terço mais um dos 513 deputados, para impedir que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigar o presidente da República e os ministros, líderes aliados do governo intensificam os trabalhos em busca de um número expressivo de apoios ao parecer de Bonifácio de Andrada, que é contra a autorização de abertura de investigação. Os governistas também trabalham para que compareça à votação um grande número de deputados.
De acordo com as normas divulgadas pela Câmara, iniciada a ordem do dia, o relator Bonifácio de Andrada terá 25 minutos para falar. Em seguida, os três advogados de defesa terão também 25 minutos para apresentar suas justificativas. Os deputados que se inscreverem para discutir a denúncia terão 5 minutos, cada um, com alternância entre parlamentares contra e a favor do parecer. Depois que quatro deputados falarem é permitida a apresentação de requerimento de encerramento das discussões, o qual será votado, desde que haja pelo menos 257 parlamentares no plenário. A aprovação se dará por maioria dos presentes.
Concluída a discussão, será iniciada a fase de votação, desde que no mínimo 342 deputados tenham registrados presença no painel eletrônico. A partir daí, será concedida a palavra por 5 minutos a dois oradores contrários ao parecer e dois favoráveis, alternadamente, para o encaminhamento da votação. Em seguida, inicia-se a orientação de votação das bancadas, na qual cada líder tem direito a 1 minuto de fala.
A votação será por chamada nominal, por ordem alfabética, por estado, alternadamente do Norte para o Sul e vice-versa. Concluída a votação e tendo votado ao menos 342 deputados, será proclamado o resultado. Para que a Câmara autorize o STF a iniciar as investigações contra o presidente e os ministros são necessários, no mínimo, 342 votos contrários ao parecer de Andrada.
(Agência Brasil)
7 comentários em “Votação da denúncia contra Temer deve dominar debates desta semana na Câmara dos Deputados”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Hello friends, how is the whole thing, and what you desire to say on the topic
of this paragraph, in my view its in fact amazing in favor of me.
I was able to find good info from your blog posts.
Good blog you’ve got here.. It’s hard to find high quality writing like yours
nowadays. I honestly appreciate people like you! Take care!!
Wow, this post is nice, my younger sister is analyzing such things, so I am going to let know her.
Great blog right here! Additionally your site a lot up
fast! What host are you the usage of? Can I get your affiliate hyperlink in your host?
I desire my site loaded up as quickly as yours lol
I’m pretty pleased to discover this web site. I wanted to thank you for your
time for this fantastic read!! I definitely loved every part of it and I have you book-marked to check out new things on your site.
What i don’t realize is in fact how you are no longer actually a lot more smartly-favored than you may be now.
You are very intelligent. You understand therefore significantly with regards to this matter, produced me for my part consider it from so many various angles.
Its like women and men don’t seem to be interested until it’s one thing to accomplish with Lady gaga!
Your personal stuffs nice. Always deal with it up!