Para ampliar a ação do produto e do trablho, recomenda-se que se abram portas e janelas na passagem dos veículos pulverizadores segundo as informações do coordenador do trabalho.
A Secretaria de Saúde do Estado juntamente com a Prefeitura através da Secretaria de saúde do município iniciaram o ciclo de pulverização da sede do município nesta tarde de quarta feira(17). Serão em três etapas o ciclo de pulverização espacial UBV pesado em todos os bairros, a operação é contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação, no entanto, não elimina nem diminui a importância da erradicação dos focos do Aedes Aegypti, já que que o trabalho de pulverização do carro fumacê só mata apenas mosquitos adultos.
O inseticida usado nesses ciclos de pulverização “é eficaz e a formulação nova não tem odor forte”, como a fórmula anterior que tinha odor característico. O Aedes vive em torno de 45 dias, e suas larvas, após contato com a água, eclodem dos ovos em apenas uma semana. O produto atinge os mosquitos adultos que entram em contato com as gotículas de inseticida pulverizadas no ar, formando a fumaça visível. Após a dispersão, o inseticida deixa de fazer efeito.
Para ampliar a ação do produto, recomenda-se que moradores abram portas e janelas das casas na passagem dos veículos pulverizadores para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências. A medida é complementar, pois não age sobre as larvas nos focos reprodutivos do mosquito. A substância usada no fumacê tem ação inespecífica, ou seja, atua sobre qualquer outro organismo. Por isso, pessoas com maior sensibilidade no sistema respiratório devem evitar o contato direto com a fumaça. “É natural que algumas pessoas tenham predisposição a ter algum problema quando aspiram o inseticida, mas basta que se afastem um pouco da origem do jato, podendo inclusive ficar no mesmo ambiente