O Ministério Público recomendou, nesta quarta-feira (27), que municípios de São Benedito, Granjeiro, Caririaçu e Graça, no interior do Ceará, divulguem em tempo real os nomes das pessoas imunizadas. Na terça-feira (26), o órgão já havia feito a mesma recomendação aos municípios de Barbalha, Catarina e Madalena.
Além da divulgação dos nomes, o Ministério Público pede a data da aplicação do imunizante, grupo prioritário ao qual o vacinado pertence e a identificação do profissional da saúde que aplicou a vacina. As divulgações devem ocorrer nos sites oficiais das prefeituras ou em endereços eletrônicos específicos.
Conforme o órgão, as medidas têm o intuito de combater a inversão da ordem prioritária de imunização e proteger a população mais vulnerável e propensa ao desenvolvimento da Covid-19.
As informações devem constar no site de cada município no prazo de cinco dias, a fim de possibilitar o acompanhamento, em tempo real, pelo cidadão e pelos órgãos de controle.
O Ministério Público ressalta que o nome, grupo ao qual pertencem as pessoas já vacinadas, data da vacinação e o nome do agente público responsável são informações indispensáveis para o controle do plano de vacinação.
Segundo o órgão, “a identificação dos vacinados sem a divulgação de suas comorbidades, caso existam, ou de quaisquer aspectos de sua saúde, não compromete o direito à intimidade dessas pessoas”.
Fonte:G1