Três pacientes do Ceará foram confirmados com a nova cepa do coronavírus vinda de Manaus, declarou a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O órgão explicou que o resultado foi obtido por meio de análises realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas.
A Sesa informou que, por meio de sequenciamento total, três amostras com genoma específico da linhagem do novo vírus foram detectadas. Dois casos confirmados são relacionados a viajantes. O terceiro caso refere-se a contactante (pessoa residente no Ceará), provavelmente já característico de transmissão comunitária no Ceará.
As identidades dos pacientes com amostras detectadas serão preservadas. No dia 29 de janeiro, a Sesa informou que 55 pacientes eram monitorados devido à suspeita de estarem infectados com a cepa oriunda da capital do Amazonas.
De acordo com a Secretaria, eram 33 pacientes do sexo masculino e 22 do sexo feminino; que no grupo, apenas um paciente veio transferido de Manaus; e que os 55 pacientes sob investigação no Ceará, 40 são viajantes e 15 são pessoas que tiveram contato com infectados.
Fonte: G1