Três das cinco regiões de Saúde do Estado atingiram 100% da sua taxa de ocupação dos leitos de UTI dedicados exclusivamente a pacientes adultos com Covid-19. A lotação foi registrada no Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, nesta terça-feira (8), segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Apenas Sobral e Fortaleza não estão em sua capacidade máxima, mas superam a marca 85%.
No Cariri, onde a situação é mais delicada, há cinco hospitais com todos os seus leitos ocupados. Apenas no Hospital Maternidade Santo Antônio, em Barbalha, a capacidade máxima não foi atingida, com quatro das dez vagas disponíveis na UTI infantil. A região soma 128 leitos para adultos.
A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade, que também é secretária de Saúde de Barbalha, diz estar preocupada, pois acredita que a região do Cariri atingiu o limite máximo de expansão.
“Ainda conseguimos mais cinco [leitos] no São Miguel e mais cinco no São Vicente. Mesmo assim, a fila é grande e fica oscilando entre 40 a 50 pacientes”, pontua.
Fonte:Sobraldeprima