Kariri Oeste

CEARÁ É UM DOS 4 ESTADOS QUE TEM MAIOR EXPLOSÃO DE NÚMEROS DE CASOS DE COVID-19 

Quatro estados têm ocupação de leitos de UTI Covid em 80% ou mais

Com explosão de casos em todo o país, Ceará, Goiás, Pernambuco e Espírito Santo enfrentam mais pressão no sistema de saúde

A explosão de casos de Covid-19 no início deste ano, provocada pela chegada da variante Ômicron, tem feito muitos estados enfrentarem pressão em seus sistemas de saúde, especialmente nas unidades de terapia intensiva. Pernambuco apresenta um patamar bem próximo de 80% de ocupação desses leitos, enquanto Ceará, Goiás e Espírito Santo ultrapassam esse percentual.

Além desses quatro estados, o Distrito Federal apresentou índices críticos. A taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para tratar os pacientes mais graves acometidos pela Covid-19 chegou a 91,11% nesta quarta-feira (19) na capital do país. O dado é do painel InfoSaúde. Na rede pública, restam apenas quatro vagas para acomodar os infectados.

O índice não atingia esse nível desde junho de 2021, segundo o monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz. Diante do aumento da demanda por vagas, o governo anunciou um plano de mobilização de leitos estruturado em sete fases. Na semana passada, dez leitos extras foram abertos, e a previsão era de outros dez começarem a funcionar nesta quarta.

 

O estado de Goiás registrou nesta terça-feira (18) uma taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 de 82,58%; em Goiânia, 83,51%. Já a taxa de enfermaria para Covid está em 50,36% no estado e em 86% em sua capital. Outro estado que está com a ocupação de leitos em níveis preocupantes é o Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, a taxa de ocupação nesta quarta-feira (19) é de 83,33%.

 

Segundo o painel de informativo da Secretaria de Planejamento e gestão de Pernambuco, a taxa de ocupação de leitos de UTI por síndrome respiratória aguda grave, infecção causada pelo coronavírus, ficou em 86% na segunda-feira (17). O estado pernambucano tem 952 leitos de UTI Covid, mas na segunda-feira (17) cinco pessoas (três adultas e duas crianças) esperavam por uma vaga.

 

 

Fonte:R7

Rolar para cima