Kariri Oeste

Fies: um em cada três estudantes do Ceará que aderiram ao financiamento está inadimplentes há mais de 90 dias

Governo Federal abriu programa de renegociação de dívidas nesta segunda-feira (7). Veja como participar.

 

Um em cada três estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) junto a instituições de ensino no Ceará estão inadimplentes há mais de 90 dias. Os dados foram divulgados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, e consideram o total de contratos firmados pelas instituições.

De acordo com o FNDE, dos 125.212 contratos firmados, 42.272 estão inadimplentes há mais de 90 dias, ou seja, 33,7% de todos os estudantes que usaram o Fies ainda não conseguiram iniciar o pagamento. Nesta segunda-feira (7), o Governo Federal abriu um programa de renegociação das dívidas do Fies com descontos que vão de 12% a 92% do valor a ser pago.

Conforme os dados do FNDE, 67,4% dos contratos firmados pelas instituições de ensino no Ceará estão em amortização (em processo de pagamento). Veja os números:

  • Número de contratos firmados no Ceará: 125.212
  • Contratos em amortização (processo de pagamento): 84.471
  • Inadimplentes há mais de 90 dias: 42.272

 

Os estudantes que estão inadimplentes podem renegociar as suas dívidas com o Banco do Brasil ou com a Caixa, com descontos de até 92%, desde esta segunda-feira (7). Segundo o Ministério da Educação, cerca de 1 milhão de estudantes estão endividados no Fies em todo o Brasil.

Quem tem contrato com a Caixa, pode consultar se tem direito à renegociação pela internet. Quem tem o contrato no Banco do Brasil pode renegociar pelo aplicativo ou pelo site do banco, com a opção de ir presencialmente em uma agência.

Veja as regras para renegociação do Fies

 

1 – Quem pode renegociar as dívidas do Fies?

Estudantes que formalizaram contrato de financiamento até 2017 e estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas.

2 – A partir de quando poderá ser feita a renegociação?

Segundo o MEC, a renegociação das dívidas começou nesta segunda-feira (7) e segue até o dia 31 de agosto de 2022.

3 – Quais são os percentuais de desconto?

Estudantes com atraso superior a 360 dias:

  • Inscritos no Cadastro Único ou que receberam auxílio emergencial em 2021: desconto de até 92% no valor consolidado da dívida para o pagamento integral do saldo devedor, podendo ser pago à vista ou em até 10 parcelas corrigidas pela taxa Selic.
  • Demais financiados: desconto de até 86,5% no valor consolidado da dívida para o pagamento integral do saldo devedor.

 

Estudantes com atraso superior a 90 dias:

  • À vista: desconto da totalidade dos encargos e 12% do valor principal;
  • Parcelado: pagamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas.

 

Rolar para cima