O Vaticano iniciou o processo de beatificação de Padre Cícero Romão Batista, alvo de décadas de devoção pela população do Cariri Cearense. A notícia foi dada na manhã deste sábado, 20, por dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato. Segundo o religioso, a carta que autoriza a abertura do processo é datada de 24 de junho.
Não há data prevista para a conclusão do processo. Com a abertura, porém, Padre Cícero passa a ser o segundo cearense reconhecido pelo Vaticano com o título de “servo de Deus”, junto à Menina Benigna, cuja cerimônia de beatificação está marcada para 24 de outubro deste ano, e à irmã Clemência, de Baturité.
Líder religioso e com atuação política na região Sul do Ceará, Padre Cícero nasceu no Crato, em 1844 e morreu em Juazeiro do Norte, em 1934. Padim Ciço, como também é conhecido, é o centro de devoção na região e tem histórico de milagres atribuídos a ele e polêmicas junto à Igreja Católica. O processo de beatificação remonta a 2006 e em 2015 o líder religioso recebeu perdão do Vaticano, após processo interno da instituição.
(O Povo)