Kariri Oeste

VEJA OS PRÓXIMOS PASSOS PARA A BEATIFICAÇÃO DO PADRE CÍCERO

Padre Cícero já recebeu o título de Servo de Deus

No último sábado (20), os juazeirenses, romeiros e devotos do Padre Cícero Romão Batista foram surpreendidos com a liberação da Igreja Católia Apostólica Romana para o início do processo de beatificação do patriarca do Nordeste. Uma notícia que era muito esperada para o futuro, e veio como um presente para toda a nação devota do Padim.

Com a liberação para abertura do processo, Padre Cícero recebeu o título de Servo de Deus. O título é dado aqueles que iniciam o processo de beatificação, e são fieis veneráveis. Surge então um questionamento, quais serão os próximos passos?

O Padre Wesley Barros, responsável na Diocese de Crato pelo processo de Beatificação de Benigna Cardoso, elencou o passo a passo. A causa de beatificação do Padre Cícero será solenemente aberta após a conclusão do processo de Benigna. O processo de Beatificação passa por duas etapas.

“O protocolo requer um autor, neste caso a Diocese. O bispo nomeará um postulador, ou mais de um, a depender da causa, para que estes possam coordenar os trabalhos, garimpar as informações, e quem ficará entre o povo de Deus e a Diocese para elencar os trabalhos para o processo de beatificação”, destacou.

Em seguida, será formado um grupo dos oficiais do inquérito. Os que irão instruir a causa, receber a documentação e julga-la. O grupo é formado pelo delegado episcopal, o promotor de justiça. Em seguidas serão nomeados os notários, para tomar nota do que é concluído com o processo. No caso de um presumível milagre, é preciso um médico pericial para compor o tribunal. Esta primeira parte do inquérito é para a comprovação das virtudes heróicas e será enviado para o Vaticano, que após avaliação libera para a segunda parte das atividades.

Na segunda etapa é necessário um milagre. Após o fato extraordinário, será realizado todo o inquérito de veracidade. Este passa por uma comissão de teólogos, para averiguar todas as provas documentais. Depois é necessário uma comissão histórica. Ao final tudo é encaminhado para o Vaticano e se comprovado, é marcada a data da beatificação.

Fonte: Pedro Paulo Vieira

Rolar para cima