A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou nesta terça-feira (15), o reajuste que garante uma redução média de 2,1% nas tarifas da Enel no Ceará. Serão impactados em torno de 3,8 milhões de consumidores da companhia do estado.
De acordo com a Agência, os clientes residenciais e pequenos comércios, terão a redução de 1,89%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, haverá uma redução de 2,84%.
A redução nas tarifas acontece após os efeitos negativos relacionados ao crédito de PIS/Cofins e à quitação das Contas COVID e Escassez Hídrica (-6,94%), e o efeito positivo do diferimento tarifário (+6,75%), com o objetivo de evitar oscilações tarifárias para os consumidores cearenses em 2026.
O boleto da conta de energia é composta por custos que não estão relacionados apenas aos serviços de distribuição, o que significa que parte dos custos não são gerenciados pela Enel Ceará, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros. As tarifas são definidas pela agência reguladora, a Aneel, com base em leis e regulamentos federais.